O significado do chimarrão: como nasceu essa paixão - Palácio das Cuias

O significado do chimarrão: como nasceu essa paixão

Você conhece o significado do chimarrão? Aqui a gente te conta mais da origem e de como ele passou a ser a bebida típica do Rio Grande do Sul.
mulher segurando cuia de madeira na mão

Antes de tudo, nós queremos saber: você conhece o significado do chimarrão?

O chimarrão, bebida símbolo do Rio Grande do Sul, foi migrando com os gaúchos e hoje é encontrado em estados como Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rondônia. Mas antes de falar mais sobre como ele foi se espalhando e encantando o Brasil, primeiro vamos falar sobre o significado do chimarrão.

Qual é a origem e o significado do chimarrão?

À primeira vista, o chimarrão é um legado das culturas quínchas, aimarás e guaranis, que foi se espalhando e hoje faz faz parte da cultura da América do Sul. Países como Paraguai, bem como Uruguai, Argentina, Chile e Bolívia entraram na tradição e hoje em dia compartilham desse hábito. Ao mesmo tempo que é tomado quente, o chimarrão pode ser tomado gelado, na forma de terere, e a erva faz parte do cotidiano povos latino americanos.

Voltando no tempo para entender o seu significado

Para entender o significado do chimarrão, precisamos voltar no tempo. Originalmente o chimarrão vem de um costume indígena e remonta a épocas anteriores à de imigrantes no continente. Muito antes da colonização, o chimarrão já estava presente. Hoje, o chimarrão, composto por uma cuia, uma bomba, água e erva-mate moída é considerado a bebida mais importante e característica do Rio Grande do Sul.

Da história à nossa rotina

Atualmente, o chimarrão confere identidade ao gaúcho, é sinônimo de amizade e hospitalidade e foi incorporado à rotina pelos imigrantes alemães, italianos, poloneses, russos, e judeus. O calor do mate trazia força para o campo quanto os que se instalaram nos povoamentos urbanos. Por último, até hoje seu consumo é generalizado: se você for a uma loja, é possível que haja um chimarrão passando de mão em mão. Nas residências, é bebida presente no início e no fim do dia. Porém não se engane ao pensar que o chimarrão do gaúcho, por ser feito com água quente, é um hábito somente nos meses frios: o gaúcho toma chimarrão o ano todo.

Você também vai gostar:
Assine a newsletter

Receba novos conteúdos, dicas, ideias, histórias e promoções exclusivas direto no seu email :)