Dizem que os carreteiros, que faziam longas viagens pelos pampas, usavam cachaça ou o fogo nas cuias antes de fazer o primeiro chimarrão. O porongo recém colhido precisava ser “curado” e a cachaça servia para tirar as impurezas e as bactérias das paredes internas. Com o fogo, o processo era de queima. Depois de cortar e cavocar o porongo ele era segurado perto do fogo para secar. Quando estivesse escurecido, num processo de demorava bastante, estaria pronto para receber o primeiro chimarrão. Outra forma era colocar brasas do fogo de chão dentro da cuia para fazer a queima das paredes internas. O objetivo era garantir que a erva não azedasse nas primeiras vezes em que a cuia fosse usada. Se você quer saber como curtir a cuia de chimarrão, continue lendo.
É claro que hoje em dia não precisamos mais colher o porongo e cavar as nossas próprias cuias. Na fabricação, as cuias passam por um processo de secagem e por isso, não é preciso tantos cuidados para garantir a durabilidade do material. Claro que, caso você queira, pode continuar recorrendo às técnicas campeiras. É tudo uma questão de gosto.
Sejamos práticos, então: como curtir cuia de chimarrão? Você acabou de comprar uma. Se ela for de madeira ou de porongo, tem que “curar”, sim, mas de um jeito bem simples. Veja o passo a passo:
Como curtir cuia de chimarrão:
1- Lave bem, de preferência com água a uns 80º. Isso ajuda a desinfetar, eliminar fibras, poeira e bactérias.
2- Coloque erva na cuia, duas colheres de sopa são suficientes e agite para dar aderência nas laterais. A erva ajuda a absorver a água quente que você usou para lavar, e com isso ela incha. Quando ela inchar, você coloca mais água e espera ela inchar novamente. O processo pode ser repetido duas ou mais vezes até que a erva encha o recipiente.
3- Deixe descansar por dois dias adicionando água para que a erva continue úmida.
4- Depois de três dias, a cura estará pronta e a cuia já pode ser usada.