Você fez o mate e deixou a cuia com erva por mais tempo do que o recomendado e ela mofou ou começou a apresentar manchas brancas ou esverdeadas? Neste post nós vamos te ajudar a resolver o problema da cuia mofada.
Mas, como a minha cuia fica mofada?
Para resolver o problema, primeiro, é preciso entender ele. O porongo é um material orgânico poroso, por isso, tende a absorver líquido e a se manter úmido, sem contar que o seu interior é quente e escuro, o que facilita a proliferação de fungos. Para diminuir a probabilidade de aparecer mofo com o decorrer do uso, a cuia de porongo precisa ser bem curada. Se a cuia não estava seca o suficiente antes do uso, a tendência de aparecimento é ainda maior.
Mas calma! Com alguns cuidados é possível recuperar a sua cuia.
Bicarbonato
O bicarbonato é eficaz e não deixa resíduos de gosto ou cheiro, o processo só leva tempo e precisa de um pouco de paciência.
Passo 1:
Lave a cuia com uma esponja macia, limpa e sem detergente, em água corrente.
Passo 2:
Quando estiver bem limpa, seque bem.
Passo 3:
Coloque no interior uma colher de sopa bem cheia de bicarbonato.
Passo 4:
Encha com água e deixe agindo por duas horas.
Passo 5:
Lave mais uma vez e repita o processo.
Vapor de água quente
A água quente é uma grande aliada se a sua cuia apresentar pequenas manchas.
Passo 1:
Ferva mais ou menos meio litro de água quente.
Passo 2:
Quando ferver, solte o vapor da água dentro da cuia. Você pode usar o bico da chaleira para fazer isso, segurando com a mão.
Passo 3:
Lave a cuia bem e deixe secar no sol.
Cuia limpa. E agora?
Independente do processo que você escolher, é importante secar bem a cuia depois. Para acelerar a secagem e garantir que ela seja seca por completo, você pode usar um secador de cabelo e depois deixar a cuia secando deitada no sol, para que todas as partes recebam o calor.