Churrasco com chimarrão: mais que tradição, faz bem! - Palácio das Cuias

Churrasco com chimarrão: mais que tradição, faz bem!

Churrasco com chimarrão faz parte da vida de todo gaúcho, mas você sabia que a combinação faz bem à saúde? Vem ler mais.
homem cortando pedaço de carne com faca em tábua de madeira

Todo mundo sabe que o prato típico do gaúcho é o churrasco e que a bebia típica é o chimarrão. Num dia de domingo, quando geralmente a família se reúne para o churrasco, o chimarrão está presente desde cedo e continua na roda à medida que a manhã avança e a carne vai assando. Todo mundo sabe, também, que o consumo de carne gorda pode causar vários problemas de saúde e o chimarrão entra nesta conta para balancear. Não estamos dizendo, com isso, que o churrasco gordo está liberado, mas as propriedades da erva-mate podem ser benéficas para quem não abre mão de um churrasco gaúcho, assado na brasa.

Churrasco e chimarrão: como a erva ajuda na digestão

Então, um bom mate depois do almoço é sempre bem-vindo. Segundo os especialistas, a erva-mate tem propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal. Tomar um chimarrão durante a tarde ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino.

Churrasco e chimarrão: a erva ajuda a diminuir o colesterol ruim

É o que mostram estudos feitos com o chá da erva- mate. Tecnicamente falando  isso se dá através das catequinas, que são estatinas, que são princípios que ajudam a diminuir o IDL, e aumentar o colesterol bom que é o HDL. O chimarrão seria, então, responsável por uma ação lipídica para degradar gordura.

Erva-mate para deixar a carne mais macia e saudável

Não se trata de besuntar a carne com erva-mate. O processo é bem anterior a isso. Pesquisas da Universidade de São Paulo (USP) mostraram que o uso da erva-mate na alimentação dos bois resultou em uma carne mais macia e durável. Pequenas quantidades de extrato da erva-mate foram misturadas à ração dos bovinos. A pesquisa indicou um aumento significativo do metabolismo dos animais, o que ampliou o tempo de validade da carne. A adição de erva à ração também produziu um crescimento no número de moléculas benéficas para o consumidor.

Você também vai gostar:
Assine a newsletter

Receba novos conteúdos, dicas, ideias, histórias e promoções exclusivas direto no seu email :)