6 Tipos de cuia de chimarrão: uma para cada gosto - Palácio das Cuias

6 Tipos de cuia de chimarrão: uma para cada gosto

Uma para cada gosto, uma para cada personalidade. São mais de 6 tipos de cuia de chimarrão. Você conhece todos?
cuia de madeira com detalhe branco e térmica

Tipo de cuia de chimarrão Nas andanças pelo Rio Grande do Sul, o que mais se vê é o degustar de um bom chimarrão. O hábito é tão difundido que se você prestar atenção verá que há uma infinidade de tipos de cuias de chimarrão em uso. A tradição gaúcha não escapa de personalização, da aplicação de arte e de artesanato. Assim, você pode encontrar desde as tradicionais cuias marrons até cuias coloridas, personalizadas e de acordo com a personalidade de quem está utilizando.

Além do acabamento, também há diversos tipos de materiais que são usados na fabricação das cuias:

Tipos de cuia de chimarrão

Porongo: É o material mais usado nas cuias para chimarrão. Acredita-se que a fusão de dois materiais orgânicos ( o porongo e a erva- mate)  dão um sabor característico ao chimarrão. O porongo é um fruto grande, com casca grossa e não comestível, que passa por alguns processos até ser transformado em cuia. Como não existe um fruto igual ao outro, as cuias de porongo apresentam formatos e tamanhos variados.

Madeira: Geralmente feitas a partir da madeira imbuia, madeira muito leve, fácil de ser trabalhada e durável. O processo de fabricação através do torneamento permite a produção de cuias padronizadas e acabamento uniforme. Na parte externa  a  cuia recebe pintura ou verniz.

Cerâmica: São atóxicas e livres de metais pesados. De fácil higienização, dificultam a proliferação de bactérias e fungos. O acabamento pode ser fosco ou brilhante, ser liso ou com elementos em alto relevo. Os fabricantes também dizem que elas ajudam a manter a temperatura da água, otimizando o sabor do chimarrão. O material pode esquentar na parte externa.

Porcelana: Em termos de higienização, tem as mesmas característics cuias de cerâmica. A porcelana é um material menos resistente à quedas.

Vidro: produzida em vidro temperado, é transparente, conferindo uma aparência diferente para o chimarrão, já que a erva pode ser visualizada em todo o recipiente e não apenas na borda. Geralmente é produzida em formato com pé estruturado. Segundo o fabricante, tem a vantagem de ser mais higiênica que as cuias tradicionais pelo fato de que o vidro não absorve nenhum odor e conserva o chimarrão quente por mais tempo. Assim como as de cerâmica e porcelana, pode esquentar na parte externa

Cristal: dos tipos de cuia de chimarrão a cuia de cristal é considerada a mais requintada e sofisticada entre as cuias para chimarrão. É, também, a mais frágil para o manuseio. Geralmente é feita de forma artesanal  e artística e pode ser encontrada em diversas cores, com pé estruturado.

Você também vai gostar:
Assine a newsletter

Receba novos conteúdos, dicas, ideias, histórias e promoções exclusivas direto no seu email :)