Quem gosta de chimarrão já vai sentindo uma angustiazinha só de pensar em ficar alguns dias sem usufruir de um bom mate e se pegou pensando: posso levar chimarrão em viagem internacional? E gaúcho, você sabe, mateia sempre: de manhãzinha para dar energia, depois do almoço para ajudar na digestão, à tardinha para relaxar. Então, a dúvida é: o que fazer para que o chimarrão não seja confiscado no aeroporto?
Existem dois tipos de situação: a primeira, são as viagens domésticas, dentro do Brasil ou para países que também tem a cultura do chimarrão e a segunda, viagens internacionais para países como os Estados Unidos e da Europa, onde o nosso chimarrão de todo dia não é tão conhecido assim. A resposta é: sim, o chimarrão pode ser levado, levando em conta alguns cuidados.
Em viagens para países da América do Sul
Então, eu posso levar chimarrão em viagem internacional? Se for de avião, você pode levar o chimarrão como bagagem de mão. Com tudo acomodado dentro da mateira, passa tranquilamente no raio-X. Apenas tome cuidado para que a térmica esteja vazia. A erva-mate deve ser levada na embalagem original, lacrada e embalada a vácuo. Um conselho útil é colocar a bomba dentro da mala que você vai despachar. Ela pode ser considerada como um objeto pontiagudo, daqueles que não são permitidos em bagagem de mão. Se a sua viagem for de carro é bem tranquilo. Até mesmo os países mais rígidos contra a entrada de alimentos, como o Chile, permitem a entrada de erva-mate.
Em viagens internacionais (EUA ou outros continentes)
Você pode levar os seus apetrechos e a erva- mate para o chimarrão sem problemas, desde que estejam dentro da mala que será despachada. Mas não pense em levar um grande estoque de erva-mate. Leve o mínimo possível (muitos viajantes indicam pacotes com 500gr), em embalagem lacrada a vácuo. Desta forma ela será considerada industrializada, o que ajuda na hora da vistoria.